quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Renan escapa

"Por 48 votos a favor do senador, 29 contra e 3 abstenções, o plenário do Senado manteve o mandato de Renan. Eram precisos 41 votos (maioria absoluta) para condená-lo." (Fonte: Reuters Brasil)

Pouco antes de começar a votação (exatos 20 minutos), o Senador Renan Calheiros renuncia à presidência do Senado, sob sugestão do colega senador José Sarney (PMDB-MA), ex-presidente da república. Logo depois os outros processos são arquivados e Renan agora anda aliviado pelos corredores do Senado Federal.

Uma manobra política bem armada, pois ele sabia que renunciando à presidência do Senado, ficaria mais afastado do foco da mídia e os outros processos perderiam força, assim manteve o mandato, sua carreira política, e seu generoso salário e benefícios.

Novamente a votação foi secreta, uma situação onde seus cumpadres poderiam votar em sua absolvição (mesmo os que publicamente pediam a cassação) sem serem prejudicados politicamente.

Na primeira votação para sua cassação, em 12/09/07, foram 40 votos a favor da cassação, 35 contra e 6 abstenções. 40 a favor... como dito anteriormente... bastavam 41 pra cassá-lo. Ele se safou por 1 voto. Mas o mais curiosos é que 46 senadores afirmaram terem votado para cassá-lo. Ou seja, 6 senadores mentiram abertamente para a imprensa para tirar o seu da reta. Bastava que 1 deles tivesse votado de acordo com a palavra. Apenas 1!! Algo parece errado aí, não?

Agora o governo pode voltar todas suas atenções para a CPMF... mas ae já é outro assunto.

Mais um dia lamentável para a falida histórica política brasileira.

Nenhum comentário: