quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A Dificuldade de uma Democracia Brasileira

Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de eleitos representantes — forma mais usual.
Numa frase famosa, democracia é o "governo do povo, pelo povo e para o povo".

A palavra democracia é de origem grega (demokratia) e designa o "governo pelo povo". Hoje o Brasil vive sob um regime de democracia representativa, na qual o povo elege seus representantes para tomarem decisões. Ou seja, parlamentares e governantes, são nossos representantes perante as decisões da República (do latim, res publica, 'coisa pública'). Em última instância, são servidores públicos, que no caso de demonstrarem inaptidão para nos servir, devam ser substituídos.

Agora algo soa estranho aqui no Brasil (vou falar só do Brasil, mas também ocorre em diversos outros países. Nossos servidores não são tidos pelo povo como seus representantes, mas como seus líderes, como a autoridade-mor, alguém a quem devemos nos curvar, agredecer plenamente quando faz algo bem-feito (como se nos fizesse um favor) e dever respeito além do comum. Mas vamos dar uma pequena recaptulada em nossa história que fica fácil entender o porque.

Podemos começar pelo período entre 1500-1822, no qual eramos uma colônia de exploração portuguesa. Realmente eramos submissos a outro povo, e tinhamos que reverenciar um rei, uma pessoa supostamente escolhida por 'deus' para governar. Mas aí é um regime no qual não se implica que o povo deva ter poder, o poder é do rei. Ponto.

Entre 1822 e 1889 vivemos sob um regime de Império. Não mais estávamos sob o domínio português, mas ainda não era um poder do povo. Havia um imperador que estava acima de todos e, por lei, tinhamos que nos submeter a ele. Durante quase uma década desse período, nosso lider era um menino que devia gostar de brincar de peão e brincar de esconde-esconde, então alguém achou que seria razoável colocar outras homens para governar até ele ficar mais velho e ser mais capaz (fato que aconteceu quando ele tinha 14 anos, uma idade que exala maturidade e sabedoria).

Em 1889 veio a República. Ah! A República. Um doce ar de liberdade. Bem... quase. Depois de dois militares no poder (os civis não tinham capacidade de governar, então deixa o governo do povo mesmo pra depois), veio um período de domínio das olgarquias agrárias. Bem, aí o poder também não era exatamente do povo, embora ele elegesse seus representantes. Eles votavam em quem o padrão mandava, senão iriam ver o quanto de chicotada suas costas poderiam aguentar. Acho que isso não se caracteriza uma democracia. Novamente, o povo se curva a uma minoria que detém o poder.

Mas peraí, em 1930 alguém quer mudar o dono do poder. Hurray! Getúlio Vargas dá um golpe de estado e assume, eventualmente se intitula o "Pai do Povo". Tá, todos nós achamos que nosso bem em algum momento está acima de nós né. Era isso que Vargas queria que o povo não esquecese. E para deixar mais claro que não se vivia em regime democrático, instala-se uma ditatura.

Em 1946 temos eleições novamente e voltamos a eleger nossos representantes. Vive-se um grande período populista no qual via-se o governante como quem "fazia" tudo pro povo. Alguém a se admirar. JK foi dito como quem trouxe o progresso para nós... bem, de brinde veio junto uma hiper-inflação. Mas o povo nem olhou para isso, viu foi o santuário novo dos políticos. Começa a Era Brasília.

Quando um sujeito chamado João Goulart resolve que o país precisa de reformas para melhorar a vida de uma maioria (democracia ué, deve-se lutar pelo povo em geral), alguns caras que tem acesso a rifles e tanques discordam e acha que eles devem governar. Acho que não preciso entrar muito na Ditatura Militar (1964-1985), todos conhecem bem. Democracia, acho que não.

1989... finalmente temos novamente uma eleição presidencial direta. O rapaz jovem e bonito vence e... bem, a história mais recente vocês conhecem bem.

Então, chegando ao meu ponto. Tivemos apenas dois períodos que podemos chamar de democráticos, 1946-1964 e 1989- até hoje (2007). Ou seja, 35 anos. 35!! De 507 anos de história e 185 de independência, além de 118 de república. Democracia não vem de cima. Vem do povo para o povo. E nós, o povo brasileiro, ainda não aprendemos a viver como uma democracia. Não aprendemos que o governante nos serve e não nos lidera. Que devemos ter poder de retirar alguém que nos desagrada quando não faz o que propôs. Que nós devemos dizer o quanto eles ganham (já que são NOSSOS funcionários) e não eles. Enfim... que o poder é NOSSO e não deles!!! Isso é ser uma democrcia, ter o poder nas mãos do povo. E o povo brasileiro é impotente. Vota mas é impotente. E como a definição de democracia ter o poder nas mãos do povo, e não apenas o povo votar, esse poder virtual que nós temos não leva a nada. Precisamos de poder real.

Devemos dar um aviso para saberem que é esse poder que reinvidicamos. Muitos temem os patrões, então tá na hora de nossos representantes no governo nos temer.

Um comentário:

RAQUEL disse...

É a pura verdade!!!